09 março 2016

Pequenas empresas grandes negócios com ideias inovadoras, ou nem sempre.



Muitas pessoas passam anos presas a um emprego a contra gosto quando sonham em abrir sua própria empresa.  O que falta à elas não é a falta de dinheiro ou de coragem e sim a falta de uma ideia inovadora para colocar em prática.  Ora, novas ideias não surgem assim tão fáceis.  E negócios conhecidos têm muita concorrência.  Na falta de novidade, muita gente se acomoda a uma situação empregatícia frustrante por décadas.
Todavia, nem sempre é preciso encontrar algo diferente e inédito para empreender e sim renovar a forma como algum antigo negócio é feito para se ter em mãos uma mina de ouro.  Exemplo disso é o que fez o empresário Rogério Shimura em São Paulo, conforme reportagem apresentada no programa Pegn da Rede Globo do dia 06/03/16.  Ele montou uma padaria dentro de um shopping e está fazendo um enorme sucesso.  Ou seja, ele inovou um negócio bem tradicional ao formatar seu estabelecimento em um local inusitado.  É claro que ele não contou apenas com a ideia de instalar um ramo de atividade diferente dentro de um shopping.  Seu mérito maior está na bagagem que herdou de seu pai, mais o aprendizado e equipamentos que trouxe do exterior e muita dedicação.  Inovação sem conhecimento ou ferramentas adequadas não rende frutos.
Quem sabe esteja na hora de você parar de procurar algo inteiramente novo e observar o mundo com outros olhos.  Encontrar formas diferentes de produzir ou de atender, prestar alguma tipo de serviço existente mas com um jeitinho personalizado, enfim, fazer diferente algo que todos fazem exatamente igual.   Outro exemplo é caso do hambuguer que, por décadas sempre era preparado de forma muito parecida.  Entretanto agora chegou para ficar a moda do hamburguer gourmet, onde o sucesso é justamente o fato dele ser elaborado diferente.  Um conteúdo novo num produto antigo.




Não esqueça que nós do site Peq Negócios não vendemos nada, nem nos responsabilizamos pela informações de anunciantes, pois nossas indicações não tem fins comerciais.


0 comentários: