29 outubro 2015

Como abrir uma empresa





O desejo de se abrir uma empresa às vezes morre no esquecimento quando o futuro empreendedor começa a levantar uma série de dúvidas à respeito do negócio pretendido e não encontra respostas.  Sempre há mais dúvidas do que certezas.  E muito empenho não significa garantia de que o projeto irá em frente.
Mas nós temos um aliado ao nosso alcance.  E gratuito por sinal.  Trata-se do Sebrae, que é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.  Lá se encontra diversas formas de ajuda, onde uma ou várias delas podem colaborar e muito com informações e procedimentos.  Só para se ter uma ideia, nas sedes do Sebrae você encontra uma ótima biblioteca com levantamentos sobre diversas atividades comerciais e industriais.  Por exemplo, se você quer abrir uma floricultura, lá encontrará material descrevendo tudo sobre este ramo.  Se quiser montar uma indústria de conserva de frutas, lá vai encontrar referências, dicas, alguns cálculos de custo, fornecedores de máquinas, etc.
Também há uma vasta coleção de títulos em vídeo que melhor apresenta os temas escolhidos.  Mas não é só isto.  Há muitos cursos onde o futuro empreendedor poderá se habilitar para seu novo trabalho e ficar mais preparado para enfrentar os desafios.  E ainda receberá orientação sobre como conseguir crédito e ter todo o encaminhamento da abertura da firma diretamente no Sebrae.  Com um aliado como este, por que ficar errando quando se pode acertar logo de primeira?! Acesse o site do Sebrae e descubra o que ele pode fazer pelo sucesso do seu empreendimento:

www.sebrae.com.br

Seguem abaixo algumas questões que são muito consultadas nas unidades do Sebrae, só para se ter uma noção  do que se pode questionar.

Qual é o primeiro o primeiro passo para abrir uma empresa?
O SEBRAE pode me indicar que negócio devo montar?
Gostaria de saber como proceder para adquirir uma licença de ambulante?
O SEBRAE pode me dizer se é viável?
O SEBRAE pode me ajudar a legalizar minha empresa?
É permitido abrir uma empresa com sede na residência ?
Quais os procedimentos para registrar os meus produtos?
É verdade que abrir uma empresa é fácil, difícil é fechá-la?
Quando uma empresa prescreve?
É possível abrir uma empresa de biscoitos e doces caseiros na minha casa?
Onde se tira autorização para transportar produtos químicos?
Gostaria de expor minhas bijouterias em feiras livres como posso entrar em contato para alugar um espaço na feira?
Gostaria que me respondesse se dá para transformar o ramo de atividade da minha empresa de manutenção para vendas de água mineral?



0 comentários: