16 janeiro 2016

Forno para desidratar Tomates




Investimento à partir de R$ 2 mil reais.

O tomate seco em conserva é um produto nobre e ao mesmo tempo simples de preparar,  muito usado em restaurantes e pizzarias.  Ele tem um sabor interessante porque é um produto condimentado, conservado em óleo e que dá um toque especial ao prato (massas principalmente).  Existem diversas formas de se obter o produto.  Em resumo, trata-se de colocar os tomates partidos ao meio, sem polpa e sem sementes para que eles se desidratem durante horas de forno.  Aqui daremos uma breve sugestão por forno convencional (mais ou menos 3 horas),  forno de microondas (mais rápido, 30 minutos) e por um forno profissional  desenvolvido pela Embrapa, onde os  tomates são desidratados num secador rústico produzido pela entidade, cujo custo está em torno de R$ 2 mil. No secador, o fruto pré-processado entra num sistema de rodízio de bandejas por 30 horas. A secagem estará concluída quando não há mais pontos de umidade visíveis.

Já no forno convencional você cortas os tomates ao meio, tira a polpa e as sementes, coloca eles de boca para baixo e joga sal grosso.  Assa por 3 horas (pode virar na metade do tempo) até que eles fiquem totalmente secos.

No microondas (para pequena quantidade), o preparo dos tomates é igual.  Só que você deixa eles assando por 20 minutos em potência alta, tira eles do forno, espera mais uns 10 minutos e volta ao microondas por mais 10 minutos em potência alta.  Pronto.  Eles não ficam tão bons quanto no processo tradicional, mas você pode ter uma idéia do procedimento. 

Depois é só colocá-los em conserva com óleo, temperos e ervas diversas à gosto.  Uma dica de negócio rentável e deliciosa!

Saiba mais  acessando o site de buscas neste link.
Não esqueça que nós do site Peq Negócios não vendemos nada, nem nos responsabilizamos pela informações e honestidade dos anunciantes, pois nossas indicações não tem fins lucrativos.





0 comentários: