21 novembro 2015

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas




Este é um serviço gratuito do Ministério da Ciência e Tecnologia em conjunto com diversas instituições de renome para ajudar pequenas e médias empresas.  Pessoas físicas também podem se utilizar deste serviço, fazendo perguntas sobre algum assunto (ramo de indústria, comércio, serviço ou artesanato, máquinas, processos de fabricação, custos, fornecedores, etc.) para começar um pequeno negócio, ou para aperfeiçoar aquele em que já se trabalha.  Por exemplo, se você fabrica peças em madeira e o verniz que usa está deixando bolhas no acabamento, você pode perguntar à eles uma possível solução.  Nem todas as perguntas terão respostas satisfatórias devido a especificidades técnicas que não podem ser entendidas sem uma investigação presencial.  Mas na grande maioria dos casos, esta ajuda é muito importante, podendo resolver problemas que o empreendedor não consegue achar solução.
Entre no site do SBRT (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas) e faça seu cadastro. É simples e gratuito.

Acesse http://www.sbrt.ibict.br  e tire suas dúvidas,  melhore o seu negócio e ganhe mais, talvez trabalhando menos!  Informação é a base do sucesso!

Veja abaixo exemplo de perguntas que foram feitas ao SBRT:

Como construir um painel solar, para produção de energia, a partir de embalagens tetra pak?
Como produzir cachaça utilizando como matéria-prima a banana?
Solicito informações referentes ao capim dourado, sua utilização no artesanato, além de relação de fornecedores de artigos para essa finalidade, a fim de desenvolver melhoria de produto.
Sou professora da rede estadual e no momento estou desenvolvendo trabalhos utilizando jornal. Pensando em melhorar o aspecto da escola e ensinar ao mesmo tempo sobre o aproveitamento de materiais (reciclagem) pensei em confeccionar cortinas para as salas utilizando canudinhos de jornal. Gostaria de saber como montar essa persiana, o que eu preciso adquirir, já que a escola e nem os alunos possuem condições de compra de material.
Gostaria de informações sobre a fabricação de embalagem para limão tipo rede de poliuretano.
Gostaria de uma relação dos fornecedores brasileiros de chifre de bufalo e de chifre de gado, meu objetivo com os materiais é a fabricação de brincos.
Como oxidar os baixos-relevos de peças ornamentais de latão fundido?
Fabrico luminárias e quadros em resina de poliéster.  Desejo saber por que a resina de poliéster depois de endurecer fica um pouco pegajosa.
Como secar/tingir escamas de peixes para utilização em trabalhos artesanais?
Preciso de informações sobre a fabricação de filtro descartável para aspirador de pó.


0 comentários: