15 janeiro 2016

Pessimismo é um aliado ao se abrir uma empresa



A primeira coisa que você tem a fazer para abrir uma pequena empresa, é procurar por uma atividade que lhe agrade, pois fazer algo que detesta não trará o desejado sucesso.
Escolhido o ramo, agora não tenha pressa.  Pesquise, pesquise e pesquise.  Não vá no impulso, entrando de cabeça.  Pondere tudo sem agir com a emoção.

Planeje, calcule e calcule. Faça a conta do que você quer gastar, do que pode gastar e do que não pode gastar.  Muita gente vai ao fracasso rapidinho por não fazer todos estes cálculos.  Seja pessimista!  Isto mesmo!  Desaprenda a regra de que precisa ser otimista para que as coisas deem certo.  Isto é conversa de livros de auto-ajuda e servem para quem está desanimado na vida e não para quem está planejando abrir sua própria empresa!  Para ser um empreendedor de sucesso, você precisa ser racional, frio e desconfiar de tudo.  Principalmente da conversa de vendedor de máquina ou de ponto comercial que diz que você vai ganhar horrores com aquela oportunidade... (se fosse realmente ganhar tanto, porque o sujeito estaria se desfazendo desta oportunidade ao invés de aproveitá-la?).

Então seja pessimista e calcule uma hipótese negativa de trabalhar 6 meses sem ganhar NADA!  Se no seu cálculo sobrar um dinheirinho na poupança ou se o seu atual salário cobrir suas despesas pessoais e mais as do novo negócio depois de passar seis meses no zero lucro, então pode fazer o negócio!  Pouca gente prevê situações que acontecem fora do planejado ou imaginam que basta abrir uma porta de loja para que entrem centenas de pessoas por dia e todas elas concluam uma compra.  Pensando assim negativamente, o pouco que entrar de lucro nos primeiros meses será motivo de comemoração e não de preocupação com as contas vindouras.


0 comentários: